O Cotidiano da História (Editora Ática)

Um modo gratificante de ensinar, um jeito agradável de aprender.

O Cotidiano da História foi uma coleção de livros paradidáticos para o ensino de História (Geral e do Brasil), publicados pela editora Ática a partir de 1983, com o objetivo de servir como leitura complementar para as aulas de História de alunos do 6º ao 9º Ano (antiga 5ª a 8ª Série), ou seja, adolescentes na faixa etária entre 11 e 14 anos.

Cada volume apresenta textos e ilustrações cuidadosamente elaborados com o objetivo de mostrar a realidade social e cultural dos principais momentos da História. Os livros da coleção trazem narrativas ficcionais que, ao mostrar hábitos e valores de várias épocas, se tornam uma ponte entre os jovens e a História, envolvendo o leitor no clima dos acontecimentos retratados. Tudo isso com informações precisas e linguagem acessível, integrando o prazer da leitura com o rigor da informação. [fonte: contracapa e site da editora] (link visitado em maio de 2013) 

Bibliografia (43 títulos):

(1983) Os abolicionistas - Antonio Augusto da Costa Faria e Edgard Luiz de Barros
(1983) O engenho colonial - Luiz Alexandre Teixeira Jr.*
(1984) Caravelas no Novo Mundo - Antonio Augusto da Costa Faria [a partir de 2003 alterado para: Caravelas do Novo Mundo]
(1984) Independência - Edgard Luiz de Barros
(1985) Os bandeirantes - Mustafa Yazbek
(1985) A Guerra do Paraguai - Júlio José Chiavenato
(1985) A fazenda de café - Antonio Carlos Robert Moraes
(1985) Proclamação da República - Marcos Rey
(1986) O Estado Novo - Luiz Galdino
(1986) O fracasso do imperador: A abdicação de D. Pedro - Luís Henrique Dias Tavares
(1986) A Revolução de 1930 - Júlio José Chiavenato
(1986) Tiradentes e a Inconfidência Mineira - Carlos Guilherme Mota, com colaboração de Edgard Luiz de Barros
(1987) Recife dos holandeses - Julieta de Godoy Ladeira
(1987) A Guerra de Canudos - Francisco Marins
(1987) O Renascimento - Antonio Carlos Olivieri
(1987) A Espanha mulçumana - Mustafa Yazbek
(1987) A grande navegação de Fernão Magalhães - Luiz Maria Veiga
(1988) A democracia grega - Martin Cezar Feijó
(1988) Brasil: Anos 60 - José Geraldo Couto
(1988) Pré-História - Antonio Carlos Olivieri
(1988) A conquista do México - Mustafa Yazbek
(1988) Roma antiga - Martin Cezar Feijó
(1989) Revolução Francesa - Carlos Guilherme Mota
(1990) Revolução Industrial - Francisco M. P. Teixeira
(1990) A Reforma Protestante - Luiz Maria Veiga
(1991) Frei Caneca e a resistência pernambucana - Francisco M. P. Teixeira
(1992) A descoberta da América - Carlos Guilherme Mota
(1992) A independência dos Estados Unidos - Antonio Carlos Olivieri
(1993) A civilização inca - Rosana Bond
(1993) Palmares - Luiz Galdino
(1993) O Rio Grande farroupilha - Moacyr Scliar
(1993) Os reinos bárbaros - Luciano Ramos
(1994) A Conjuração Baiana - Luís Henrique Dias Tavares
(1994) No tempo do feudalismo - Heloisa Steinmann e Maria José Acedo del Olmo
(1994) A França Antártica - Antonio Carlos Olivieri
(1994) Antigo Egito: O Novo Império - Martin Cezar Feijó
(1995) A Inquisição Ibérica - Silvia Cintra Franco e Sergio Reinhardt Santana
(1995) Brasil: Os fascinantes anos 20 - Marcos Rey
(1996) 1932: A guerra dos paulistas - Luiz Galdino
(1997) Brasil: Anos 50 - Ricardo Maranhão e Maria Fernanda Antunes [a partir de 2003 alterado para: Anos 50: Indústria e greve]
(1998) A América dos libertadores: A independência das colônias hispano-americanas - Adriana Lopez
(1999) O Nazismo: História de um sobrevivente - Silvia Szterling
(2000) A formação de Israel e a questão palestina - Silvia Szterling

* Luiz Alexandre Teixeira Jr. (de O engenho colonial) é um pseudônimo coletivo de Antonio Augusto da Costa Faria, Antonio Mendes Júnior, Edgard Luiz de Barros e Ricardo Maranhão.

Outras informações:

A coleção começou a ser publicada pela editora Ática em 1983, com o lançamento de Os abolicionistas, e seu último título inédito foi inserido no catálogo da coleção em 2000 (A formação de Israel e a questão palestina). Até 1987 a coleção lançou somente títulos relacionados a História do Brasil, totalizando 14 títulos com o edição de A Guerra de Canudos. O primeiro título de História Geral lançado na coleção foi O Renascimento.

O projeto gráfico (leiaute) passou por algumas alterações no decorrer dos anos e isso pode ser percebido nas capas dos livros da coleção. O primeiro leiaute trazia um fundo de uma única cor (que mudava para cada título), o título do livro era apresentado dentro desse fundo em letras garrafais que ocupavam boa parte da capa, onde também era inserido o nome do autor. O nome da coleção também era inserido nessa parte central-superior da capa do lado superior direito e o logotipo era o nome formando um círculo em volta de um ícone que identificava a narrativa histórica tratada. A ilustração da capa era apresentada dentro de um retângulo que ocupava a parte inferior, com apenas um pequeno detalhe escapando para o fundo. A partir do lançamento de A Guerra dos Canudos (1987), o décimo quarto livro da coleção, ocorreu a primeira mudança no leiaute: a ilustração principal passou a ocupar mais da metade da capa a partir da parte inferior, fundindo-se com o fundo como uma única ilustração. O título (ainda em caracteres grandes) e o nome do autor era inseridos na parte superior, mesclando-se com o fundo da ilustração. O logotipo do nome da coleção continuou o mesmo, mas já não aparecia obrigatoriamente na parte superior direita da capa. Posteriormente, em 1988, o logotipo da coleção mudaria a partir da publicação de Pré-História. O texto "O Cotidiano da" passou a ser apresentado letra a letra na forma bastão (toda maiúscula) dentro de quadrados que alternavam as cores azul e vermelha, e o termo "História" vinha escrito em letra cursiva estilizada logo abaixo, normalmente apresentado na parte inferior direita da capa. Em 2003, toda a coleção passou por uma reformulação gráfica e ampliação dos artigos de conteúdo histórico publicados. Nessa nova fase, mudou-se novamente o logotipo do nome da coleção: era apresentado em um pequeno espaço que ocupava toda a parte superior (da esquerda à direita), dentro de um fundo de uma única cor para cada título. Novamente, a coleção trouxe a utilização de um pequeno ícone no meio do nome que representava a narrativa histórica abordada. Logo abaixo do logotipo, o título do livro e o nome do autor era apresentado em um fundo branco em logotipos mais limpos, seguido logo abaixo pela ilustração.



Com o relançamento dos títulos em 2003 em edições reformuladas e ampliadas, treze títulos ficaram de fora da reedição: 1932: A guerra dos paulistas, A América dos libertadores, A conquista do México, A Espanha mulçumana, A França Antártica, A grande navegação de Fernão de Magalhães, A independência dos Estados Unidos, A Inquisição Ibérica, Conjuração Baiana, Frei Caneca e a resistência pernambucana, O Rio Grande farroupilha, Os reinos bárbaros e Recife dos holandeses. Já dois livros tiveram alteração no título: Caravelas no Novo Mundo teve uma pequena alteração para Caravelas do Novo Mundo; e Brasil: Anos 50 passou a ser publicado como Anos 50: Indústria e Greve.

Publicados em tamanho grande (formato de 20x27cm), a maioria dos livros da coleção tinham 32 páginas (alguns tiveram 36 páginas) e com ampliação de 2003 passaram a ter 40 páginas (alguns 48). A contracapa desse novo projeto trazia um texto com o objetivo da coleção "integrar o prazer da leitura com o rigor da informação. A linguagem precisa e acessível faz desta coleção material de apoio fundamental no ensino da História".

Como mencionado, a coleção foi dividida em dois segmentos: História do Brasil e História Geral. Levando em consideração a cronologia histórica, cada segmento pode ser apresentado na seguinte ordem:

- História do Brasil (24 títulos): Caravelas no Novo Mundo, A França Antártica, A Inquisição Ibérica, Os bandeirantes, O engenho colonial, Recife dos holandeses, Palmares, Tiradentes e a Inconfidência Mineira, A Conjuração Baiana, Independência, Frei Caneca e a resistência pernambucana, O fracasso do imperador: A abdicação de D. Pedro I, O Rio Grande farroupilha, A Guerra do Paraguai, A fazenda de café, Os abolicionistas, Proclamação da República, A Guerra de Canudos, Brasil: Os fascinantes Anos 20, A Revolução de 1930, 1932: A guerra dos paulistas, O Estado Novo, Brasil: Anos 50, Brasil: Anos 60.

- História Geral (19 títulos): Pré-História, Antigo Egito: O Novo Império, A democracia grega, Roma Antiga, Os reinos bárbaros, A Espanha mulçumana, No tempo do feudalismo, A grande navegação de Fernão de Magalhães, A descoberta da América, A civilização inca, A conquista do México, O Renascimento, A Reforma Protestante, A independência dos Estados Unidos, A América dos libertadores: A independência das colônias hispano-americanas, Revolução Francesa, Revolução Industrial, O Nazismo: História de um sobrevivente, A formação de Israel e a questão palestina.

Em visita ao site da editora em dezembro de 2018, foi verificado que apenas cinco títulos estavam disponíveis no catálogo da coleção: Antigo Egito: O novo império, A democracia grega, No tempo do feudalismo, Revolução Francesa, Revolução Industrial.

Um comentário: